DICA EDUQUE – Como acalmar as birras do seu filho?

Nada é mais desagradável e constrangedor para os pais do que ver seu filho tendo um ataque de birra: gritando, chorando e se jogando no chão.

Esse comportamento é mais comum e esperado entre os 2 e 4 anos. É nessa idade que eles testam os limites, querem impor as suas vontades, principalmente quando se deparam com frustrações e ao serem contrariados.

Vale ressaltar que a intensidade da birra e o tempo que as crianças utilizam esse recurso para mostrar sua insatisfação depende da personalidade da criança e de como a família lida, amenizando ou reforçando o comportamento do filho.

Dicas para acalmar e diminuir as birras:

• Respire fundo e mantenha a calma, você é o exemplo de autocontrole. Ele aprenderá a respeitar sendo respeitado.
  • Espere que a criança se acalme ou ajude-a a se acalmar (caso não esteja conseguindo sozinha) para depois conversar.
  • Abaixe na altura da criança para um diálogo breve, calmo e firme. Sem rodeios, os motivos dos nãos e das regras devem ser explicados que são para o seu bem.
  • Ouça e entenda o motivo da birra, dê exemplos e caminhos para que possa solucionar de maneira adequada a situação, quando surgir novamente. Demonstre que você a ama, porém indique que o seu comportamento é inadequado e inaceitável.
  • Seja firme, algumas birras são inegociáveis, como desrespeitar os pais, avós…, bater e chutar as pessoas, recusar-se a ir à escola, tomar vacina ou ir ao médico, tomar banho, escovar os dentes…. Não volte atrás depois de ter combinado algo, explique o porquê da ordem, seja objetivo, mostre as consequências e exemplifique as atitudes esperadas.
  • Os combinados devem ter consequências se não forem cumpridos.
  • O seu filho precisa entender a relação entre o que ele fez e a consequência. A consequência deve acontecer logo após o comportamento inadequado e fazer sentido com o seu ato, por exemplo: se ele rasgou um livro, a consequência será ajudar no reparo, como segurar a pontinha do durex para anexar a parte rasgada, e não ficar sem televisão naquele dia.
  • Elogie o seu filho pelas atitudes e comportamentos adequados, quando colaborar, cumprir os combinados, quando entender que precisa esperar para conseguir algo que quer, receber ou ganhar algo que deseja. Os elogios verdadeiros e reais são essenciais para a sua autoestima.