DICA EDUQUE – Como estimular a criatividade das crianças?

Fique atento a atitudes que podem inibir a criatividade das crianças:

Evite observar as atividades da criança constantemente: Quando a criança se sente observada enquanto trabalha, pode reprimir seu impulso criativo.

Procure não incentivar a necessidade de aceitação: A criança deve, inicialmente, ficar satisfeita com suas realizações artísticas, e não se preocupar somente com avaliações ou opiniões de outras pessoas.

Recompensas: Recompensas podem desviar o foco da atenção da criança em criar, podendo ser percebido somente como uma atividade que deve ser feita para receber algo em troca.

Controle excessivo: Sempre dizer o que a criança deve fazer, tira sua possibilidade de pensar em coisas novas e explorar novas possibilidades em sua rotina e atividades.

Restrição de escolhas: Deixar que a criança faça algumas escolhas de acordo com sua preferência, como o que vestir, com o que brincar, que atividades fazer, etc.

Pressão: Criar expectativas em relação ao seu desempenho, esperando que elas façam tarefas que não condizem com sua faixa etária ou interesse pode gerar resultado contrário e despertar nelas aversão pela atividade imposta.

criatividade copy