DICA EDUQUE – Como falar do cenário político atual com as crianças?

Em um cenário de eleições as crianças têm participação direta e indireta nas discussões, seja assistindo a noticiários na TV, anúncios na rua ou ouvindo rádio comentários de pais, amigos e familiares.

As crianças pequenas não entendem o assunto que está sendo discutido, o que elas percebem é a maneira como as pessoas ao seu redor se posicionam frente aos temas e opiniões divergentes. Durante a infância, os pequenos têm os pais como referência para seu próprio comportamento, desta forma, é importante que os adultos entendam que o seu modo de agir terá grande influência na construção da personalidade de seus filhos.

Para as crianças maiores, as eleições são melhores compreendidas e podem ser também uma oportunidade de aproximar as crianças do meio democrático, ensinando-as a importância da cidadania e de como agir em situações em que as opiniões são diferentes.

Na Eduque todas as discussões em sala de aula levam em conta o conceito do Apartidarismo, prezamos por manter distância entre o que é construído dentro da Escola de interesses de qualquer partido político, o voto é secreto no Brasil e nossa equipe não manifesta suas intenções ou escolhas para os alunos.

Falamos sobre as funções administrativas, cargos, funcionamento da democracia e a importância das posições para as decisões para nosso país.

Dicas de como lidar com esse cenário e de como as crianças podem aprender:

1. Não use frases acaloradas, aja de maneira pacífica. Lembre-se, você é exemplo.
  2. Fale sobre a importância de respeitar as pessoas, independentemente de não concordar com elas.
  3. Mostre que pessoas que têm opiniões diferentes não são inimigas.
  4. Explique que, durante um diálogo, é importante ouvir e entender a posição do outro.
  5. Esclareça o significado de palavras usadas na política sempre que elas perguntarem.
  6. Converse com as crianças a respeito do que elas veem na televisão ou na rua, fale sobre as situações e dê a sua opinião sobre isso.
  7. Mostre a importância da cidadania, fale de maneira positiva e demonstre confiança nas pessoas, na sociedade e no futuro.