DICA EDUQUE – Como falar do cenário político atual com as crianças?

Em um cenário de instabilidade política, as crianças têm participação direta e indireta nas discussões, seja assistindo a noticiários na TV ou ouvindo comentários de pais, amigos e familiares.

As crianças pequenas não entendem o assunto que está sendo discutido, o que elas percebem é a maneira como as pessoas ao seu redor se posicionam frente aos temas polêmicos e opiniões divergentes. Durante a infância, os pequenos têm os pais como referência para seu próprio comportamento, desta forma, é importante que os adultos entendam que o seu modo de agir terá grande influência na construção da personalidade de seus filhos.

Para as crianças maiores, o momento atual da política, assim como as manifestações, são melhor compreendidos e podem ser também uma oportunidade de aproximar as crianças do meio democrático, ensinando-as a importância da transparência, da cidadania e de como agir em situações em que as opiniões são diferentes.

Dicas de como lidar com este cenário e de como as crianças podem aprender:

  1. Não use frases acaloradas, aja de maneira pacífica. Lembre-se, você é exemplo.
  2. Fale sobre a importância de respeitar as pessoas, independentemente de não concordar com elas.
  3. Mostre que pessoas que têm opiniões diferentes não são inimigas.
  4. Explique que, durante um diálogo, é importante ouvir e entender a posição do outro.
  5. Esclareça o significado de palavras usadas na política sempre que elas perguntarem.
  6. Converse com as crianças a respeito do que elas veem na televisão ou na rua, fale sobre o comportamento das pessoas e dê a sua opinião sobre isso.
  7. Com as crianças maiores, indique que as situações não necessariamente possuem somente dois lados, há diferentes interpretações.
  8. Mostre a importância da cidadania, fale de maneira positiva e demonstre confiança nas pessoas, na sociedade e no futuro.

criancas-de-maos-dadas-silhueta_1048-893

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.