DICA EDUQUE – Como prevenir a obesidade Infantil? Como a Eduque trata os pedidos de repetição de alimentos?

De acordo com dados do IBGE, um terço das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 20% apresentam sobrepeso. Estar acima do peso não é sinônimo de saúde, crianças com sobrepeso fazem parte de um grupo de risco suscetível a doenças decorrentes da obesidade, sendo importante atuar na prevenção.

O setor nutricional da Eduque tem como pilares na alimentação a qualidade, o equilíbrio e a quantidade. Por isso, há um procedimento definido para o porcionamento de alimentos, na composição inicial e complementar, com a possibilidade de repetições.

Sendo pedida a repetição, avaliamos se o aluno ingeriu 70% da refeição inicialmente oferecida. Caso contrário, orientamos que os alimentos já servidos sejam consumidos.

Como parâmetro de repetição, para crianças de 2 a 4 anos indicamos o equivalente à metade da quantidade do item já oferecido. Por exemplo, se foi uma fatia de pão integral, a repetição contempla meia fatia e, a partir dos 5 anos, a repetição é semelhante à quantidade inicial, portanto, uma fatia.

No caso de sobremesa composta por doce, não é indicada a repetição; se solicitada, é oferecida uma fruta.

Alimentos como frutas, legumes e verduras são incentivados e podem ser repetidos de forma ampla e mais de uma vez.

É na infância que os hábitos alimentares são desenvolvidos, escola e família têm um papel fundamental para evitar a obesidade infantil. Seguem algumas dicas:

• As crianças devem aprender com os adultos a mastigar corretamente os alimentos, dos dois lados da boca. A mastigação correta facilita a digestão e promove a saciedade.
  • Na hora da refeição, deve-se evitar o uso de tablets, tv e aparelhos eletrônicos, as crianças devem prestar atenção nos alimentos, cores e sabores.
  • O estômago da criança é menor do que o de um adulto, portanto, as porções devem ser menores.
  • É importante fazer combinados com as crianças acerca dos doces e de alimentos mais calóricos, dizer sempre não aos doces pode gerar uma compulsão no futuro, elas devem aprender o momento e a quantidade corretos para ingerir estes alimentos.
  • A prática de atividades físicas é muito importante para a saúde das crianças.
  • Devemos apresentar diferentes alimentos e incentivar o gosto pelos itens saudáveis desde cedo.