Encontro com Gustavo Cerbasi – Ensino Fundamental

Recebemos, no dia 03 de novembro, o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Os alunos conheceram um pouco de sua carreira e dos motivos que o tornaram um profissional de sucesso. Cerbasi relatou que a paixão pela leitura o ajudou bastante, pois foi a partir disso que ele percebeu sua competência para a escrita e como esse fato lhe abriu caminhos.

Gustavo falou sobre temas referentes à economia, ao estudo, à independência financeira e à infância. Abordou, também, a importância da mesada para desenvolver a consciência financeira nas crianças.

A visita do consultor teve significativa contribuição para os alunos do Fundamental I, tendo em vista que estão envolvidos com o projeto de Educação Financeira.

Durante a palestra, os alunos tiraram dúvidas relacionadas às finanças. A seguir estão algumas respostas do Gustavo Cerbasi:

O que faz um consultor financeiro?
“Mexe com dinheiro, ensina as pessoas a administrar e a lidar com o dinheiro delas, escreve obras.”

Dá para viver sem dinheiro?
“Dá, fazendo escambo.”

O que é Educação Financeira?
“É fazer escolhas sustentáveis de consumo, investimento e crédito.”

Como você se tornou um Educador Financeiro?
“Sou administrador. Não me planejei, porque essa profissão não existia. Eu queria prestar concurso público, mas um amigo me convidou para fazer documentos financeiros porque eu escrevia bem. Depois comecei a dar aulas, escrever livros, dar palestras e consultoria. Fui sentido o que eu sabia fazer bem e hoje faço o que mais gosto.”

Qual o motivo de você querer ajudar as pessoas?
“Ajudar as pessoas é muito bom, melhora a consciência e a sua vida. O mundo se torna melhor e mais fácil de se viver.”

Como foi fabricar o jogo “Vida financeira”?
“Foi interessante, nós queríamos fazer algo que o aluno não usasse somente na sala de aula e sim no dia a dia.”

O que é preciso para usar bem o dinheiro?
“É preciso ter disciplina, paciência, escolha, etc.”

O que é ser rico?
“É ter liberdade de escolha do seu futuro.”

O que é independência financeira?
“É você não depender de seu salário para pagar suas contas.”

Você acha correto uma criança receber mesada?
“Desde que os pais tenham um controle e um propósito para isso. A criança deve, desde cedo, ter controle sobre o dinheiro.”

Quanto uma criança deve ganhar de mesada?
“A mesada é uma oportunidade de você tomar decisões a partir de uma parte do dinheiro que seus pais ganham. Não é obrigatório, mas é mais ou menos o que você gasta quando seus pais não estão por perto.”

Qual é o livro que escreveu que você mais gostou?
“Dez bons conselhos do meu pai”

Como surgiu sua parceria com Maurício de Sousa?
“A editora pensou em um bom ilustrador, então convidamos o Mauricio de Sousa por ser um bom parceiro. Ele quis intervir e participar.”

No que você se baseou para trabalhar com o dinheiro?
“Você precisa ser bom em Matemática para falar sobre dinheiro, mas também precisa saber falar com as pessoas, ouvir como um psicólogo. Para saber utilizar bem o dinheiro é necessário ter disciplina, mental e física, que se pode conseguir através do esporte.”