Estudo do meio: Centro Histórico de São Paulo- 1º ano

Os alunos do 1º ano continuam envolvidos com o projeto “Minha história, minha cidade”. Após pesquisarmos a história de cada família e suas memórias, agora, no segundo semestre, o foco é a nossa cidade, São Paulo.

Nas aulas de História e Geografia, fizemos a leitura do livro “São Paulo, de colina a cidade” e conversamos sobre a origem da nossa cidade. Para aprofundar e dar mais significado a  esse estudo, as crianças do 1º ano tiveram a oportunidade de conhecer o Centro histórico de São Paulo, junto com suas professoras e monitores que sabem muito sobre o assunto.

Passamos pela Catedral da Sé, Marco Zero e o Largo São Bento. Vimos as características da arquitetura da catedral  e ouvimos a história desses locais.

No Pátio do Colégio, local escolhido para a primeira construção da nossa cidade, foi possível observar onde antigamente passavam os rios Tamanduateí e o Anhagabau, além de poder apreciar  a parede de taipa de pilão,   (técnica de construção colonial). Depois andamos até o Solar da Marquesa de Santos, onde as crianças puderam conhecer objetos da época em que a Marquesa morava lá, como sua cama, pratos e talheres.