Falando sobre sentimentos – 2º Ano

Durante as aulas de OE (Orientação Educacional), os alunos do 2º Ano estão trabalhando em um projeto sobre sentimentos, emoções e suas expressões, dando ênfase ao autoconhecimento e ao conhecimento do outro; à importância de ouvir e de ser ouvido – um trabalho que permite que as crianças reflitam sobre a questão do respeito mútuo.

Esse projeto, apoiado no livro “Coração que bate, sente”, de Regina Otero e Regina Renno, tem o objetivo de desenvolver os valores morais que são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais.

Sabemos que a moralidade não se aprende por meio da transmissão verbal. Ela se desenvolve em estreita conexão com o meio social, num processo de construção contínua. Para Piaget, a questão da moralidade não reside somente no cumprimento de normas e regras e sim nos motivos de as seguirmos.

Os alunos estão aprendendo, através de diversas propostas, a perceberem a si mesmos e ao outro. Em uma de nossas mais recentes aulas, montamos um cartaz com sentimentos que temos em sala de aula, na escola. Esse registro está exposto no mural da nossa sala.