Festival de Natação

Este ano, a Eduque promoveu o Festival de Natação a partir do tema “Os objetos que nos ajudam a nadar”, com a proposta de apresentar aos alunos a importância de alguns objetos para a aprendizagem dos nados.

Nas semanas que antecederam o Festival, as crianças foram convidadas a explorar e vivenciar os materiais: na primeira semana, as toucas e os óculos; na segunda, os flutuadores e as pranchas; na terceira, as nadadeiras e o palmar. Durante esse processo, foi possível refletir sobre a real necessidade do uso desses materiais.

Nas aulas de sobrevivência, os alunos entraram na água com roupas para que pudessem perceber a dificuldade de realizar as técnicas de cada nado nessas condições e compreender a importância do uso dos trajes típicos da natação.

O festival aconteceu no dia 26/09, as turmas foram divididas em diferentes níveis: Aperfeiçoamento I e II, Iniciação e Adaptação, seguindo o conceito da MGB (Metodologia Gustavo Borges). As turmas de Aperfeiçoamento I e II realizaram os seguintes nados: crawl e costas completos com virada olímpica, borboleta e peito. Já para as turmas de Iniciação, foi trabalhado o nado crawl rudimentar, além de perna de costas, nado submerso e perna de peito. Para turmas de Adaptação, os exercícios foram: flutuações (ventral e dorsal), controle de respiração (astronauta) e nado de sobrevivência. Os alunos foram divididos em duas raias, compostas por um professor e um assistente, cada apresentação durou 20 minutos.

Para encerrar o evento, os alunos foram premiados pelo seu desempenho com medalhas, simbolizando seu esforço e suas conquistas.