Lição de casa – Período complementar 4 e 5

A rotina do Período Complementar 4 e 5 dispõe de um tempo exclusivo para a realização das tarefas de casa, de modo que o aluno as realiza com qualidade e responsabilidade, construindo, aos poucos, sua independência. As crianças do Infantil 5 já possuem essa rotina consolidada. Já para o Infantil 4, tudo ainda é novo, desde o momento de ir até a mochila para pegar a tarefa, organizar-se nas mesas, separar os materiais que irão utilizar, como lápis de escrever, borracha e os lápis para colorir – tem sido um processo diário de aprendizagem.

Sempre em um espaço calmo, tranquilo e bem iluminado, as crianças se concentram para realizar as lições, com o acompanhamento da monitora, que faz intervenções quando necessário. As trocas de saberes entre as próprias crianças também são validadas e estão presentes nesses momentos.

Dessa maneira, os alunos do Complementar estão cada vez mais responsáveis em relação às suas tarefas.