I2_1

Mês do Livro na Eduque

Belinky, Lobato e o Mês do livro na Eduque

Abril é o mês do livro. E neste mês, a Escola Eduque tem muito o que celebrar sobre suas atividades relacionadas a esse objeto tão querido. Primeiro pela nossa biblioteca, batizada Biblioteca Tatiana Belinky em 2013, em homenagem à autora, poetiza e tradutora que completaria 100 anos no último 18 de março. Assim como naquele ano iniciava-se uma nova forma de lidar com a literatura dentro da escola, refundando esse espaço tão necessário para a formação, discussão e deleite, em 2019 a biblioteca passou para um novo lugar, agora no térreo, mais amplo, acessível para os alunos, colaboradores e pais. Um convite a todos que desejam conhecer nosso acervo, dinâmico, recheado de clássicos (inclusive os livros de Belinky) e novidades às vezes nem um pouco convencionais. Em síntese, boa literatura.

No próximo dia 18, um mês após o centenário de Belinky, comemora-se o Dia Nacional da Literatura Infantil, não à toa no mesmo dia em que nasceu o autor Monteiro Lobato, fundador do gênero no Brasil. Inclusive, em 2019 toda a obra de Lobato entrou em domínio público e a biblioteca tratou de aproveitar esse entusiasmo editorial de republicar, revisitar e revisar a sua obra adquirindo novas edições dos livros do autor para também se aprofundar nas aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo, discutindo sua relevância, contradições e toda inventividade presente nesse universo.

Nesse novo contexto, celebrar os livros não poderia ficar de fora das atividades programadas para a biblioteca. Em abril, os alunos foram convidados para ações que retratassem a importância do livro na história da humanidade, o valor da cultura escrita e o poder do ato de ler para a formação de um sujeito autônomo, crítico e feliz.

Veja abaixo algumas propostas realizadas:

I2: Os alunos do infantil 2 participaram da leitura da obra “O livro com um buraco”, de Hervé Tullet. Na história, os leitores são convidados a interagir com o livro na sua integralidade, da capa até as páginas que desafiam a criatividade nas inúmeras perguntas que o buraco no centro do livro propõe. No final, houve uma roda apreciativa de livros disponíveis na biblioteca, como “O que tem dentro da sua fralda? ”, “A lagarta comilona”, “Vá embora grande monstro verde”, entre outros.

1º:  O primeiro ano participou da contação “Letras de Carvão”. No livro de Irene Vasco e Juan Palomino, uma mãe revela ao seu filho como aprendeu a ler numa comunidade remanescente de escravos, chamada Palenque. A história, carregada de sensibilidade, mostra como a prática da leitura é inclusiva, transformadora e fundamental para nossa interpretação de mundo.

Período Complementar: Desde fevereiro, o Período Complementar vem participando de oficinas de escrita. Em abril, a partir das obras de Odilon Moraes, autor homenageado na Feira de Livros da Eduque, os alunos começaram a criar os “bonecos” de seus próprios livros, espécie de rascunho antes da edição final.

O livro pode disparar tanta coisa, não? Sendo assim, aproveitando esse 2019 literário, a Escola Eduque deseja um abril recheado de boas histórias, com Belinky, Lobato e toda leitura que possa, em voz alta, compartilhada, silenciosa ou solitária, ser transformadora.