No Infantil 4, recordar é viver…

Antes de encerrarmos as atividades pedagógicas do primeiro semestre de 2018, cada criança recebeu uma sacola de papel para coletar lembranças durante as férias: pequenos objetos, fotografias, ingressos de passeios, uma folha, conchinhas da praia e tudo mais que a criatividade deixasse surgir como possibilidade de recordação para ser compartilhada.

A Sacola de Novidades das férias de julho tem como foco estimular a memória para que as crianças elaborem suas narrativas a partir do que viveram, promovendo aprendizagens significativas. Crianças na faixa etária dos quatro e cinco anos de idade também adquirem gradativamente a capacidade de medir a passagem do tempo. Termos como “ontem”, “hoje”, “amanhã” e “outro dia” passam a ser incorporados com coerência nos relatos dos pequenos. Esta conquista caminha junto com o desenvolvimento da oralidade, estimulada na Eduque desde o começo da escolaridade.

No mês de agosto, cada uma teve um momento em evidência para recordar fatos marcantes do período de férias. A euforia para falar foi grande e esta partilha proporcionou trocas de experiências e identificação de semelhanças de interesses a partir do que viveram. Desta maneira, aprendem a conversar, a compartilhar a palavra, a perceber e respeitar a fala do outro. Além disso, colecionar memórias para dividir com os amigos e amigas foi também uma maneira de prepará-las para o retorno às aulas.