O Estendido na intervenção de espaços

O Estendido iniciou 2017 com um grande projeto de “Intervenção Artística/ Cultural”, forma de expressão artística que tem o objetivo de proporcionar novos significados e novas perspectivas aos espaços de convívio em nosso cotidiano.

Durante as semanas de nutrição estética e conceitual os alunos puderam conhecer uma parcela do trabalho de artistas reconhecidos nesta especialidade, como o Eduardo Srur, que, ao longo de sua carreira, chamou a atenção dos olhos de transeuntes por meio de elementos como caiaques presos no lixo, cavalos em pontes, bonecos em tamanho real em um trampolim e onças gigantes infláveis tentando tomar água no rio poluído em sua exposição na Marginal Pinheiros em São Paulo, chamada “Às Margens do Rio Pinheiros”, que trouxe à tona a reflexão sobre a poluição deste grande rio de São Paulo.

Após o contato com diversos tipos de intervenção urbana/artística/cultural, as crianças iniciaram suas primeiras tentativas artísticas de intervenção em espaços coletivos em imagens de revistas, projeções na lousa e fotografias, pensando em ressignificar o espaço, podendo ou não causar reflexão sobre o pertencimento do indivíduo no espaço de uso coletivo. E este processo inicial foi uma grande porta para os alunos permitirem a entrada do olhar crítico e criativo no ambiente do cotidiano: “A descarga do banheiro parece uma máquina fotográfica!” – aluna do 3º Ano; “Poderíamos fazer alguma intervenção nos bebedouros para lembrar as crianças de não encostar a boca para beber água.” – aluno do 5º Ano.

Os alunos do Estendido estão iniciando o projeto final, uma intervenção dentro da escola, e estão bem empolgados com a criação! Aguardem mais notícias!