O Som e Movimento nas aulas de Música- Jardim I

No mês de outubro, as turmas do Jardim I realizaram diversas atividades de Som e Movimento.  A dança em diferentes ritmos, o andar lento e rápido, a movimentação dos diferentes membros do corpo, as danças circulares coletivas e o contato com o colega são algumas das ações que propiciam aos alunos um autoconhecimento corporal, que estimula um relacionamento saudável entre o corpo e o ambiente.

O movimento trabalhado na aula de Música é essencialmente ligado ao som. Um som forte corresponde a um movimento amplo, um som fraco, a um movimento curto; um ritmo lento corresponde a uma dança lenta, sons pontilhados correspondem a pulinhos, um ritmo de valsa corresponde a três passos para frente ou para trás  etc. Essas inúmeras associações são realizadas por meio de brincadeiras lúdicas, como “Periquito Maracanã” (ciranda com diferentes estímulos e movimentos), “A linda Rosa Juvenil” (teatro musical), “Boneca de Lata” (dança com movimentos de membros), “Dom-dom” (dança livre criativa), “Estátua Musical” (clássica estátua), “Vivo ou Morto Musical” (vivo é o som agudo e o morto, som grave), “Artesão Corporal” (um aluno molda os outros). Assim, as crianças vão brincando e se desenvolvendo, numa gostosa mistura de sons e movimentos.