O trabalho em grupo é o foco das aulas de teatro

As aulas de teatro na Eduque não poderiam estar melhores. Os primeiros meses do ano são dedicados para o trabalho em grupo. Através de jogos, os alunos aprendem a respeitar e ouvir a opinião dos amigos, dividem o prazer do protagonismo revezado e experienciam o teatro de modo quase espontâneo.

Este trabalho em grupo bem realizado é fundamental ao restante do processo, pois, assim, eles conseguem desenvolver cenas pensando no coletivo, abandonando a vaidosa vontade do protagonismo solitário em nome do todo. As aulas também desenvolvem a liderança de forma harmoniosa e prepara os alunos para a grande peça do fim do ano, a montagem da “Mostra de Teatro e Balé da Eduque”.

Durante o mês de abril, por exemplo, os alunos tiveram a oportunidade de realizar cenas completas trazidas pela professora e, logo depois, aprenderam como criar histórias para suas próprias cenas. Também foram incentivados a vencer um desafio: deveriam se reunir sozinhos, criar em grupo uma história e distribuir, entre eles mesmos, seus personagens, sem receber nenhum encaminhamento. O resultado foi um grande exemplo de maturidade e generosidade, uma cena bem desenvolvida artisticamente e alunos orgulhosos por perceberem a responsabilidade e o prazer da autonomia.

Como ferramenta pedagógica, o teatro é assim: não existe nas escolas para simplesmente desenvolver o potencial interpretativo – ajuda na leitura do mundo, desenvolve relações, amadurece caráter e prepara o aluno para ser um adulto melhor e mais feliz consigo e com os outros.