Onde tem ar? – Jardim I

As crianças do  Jardim I estão sendo instigadas a pensar sobre o ar  de maneira lúdica durante as aulas de Iniciação à pesquisa, no laboratório de Ciências, junto com suas professoras e o encarregado de tecnologia, Ricardo Maia .

 Em nosso primeiro encontro, questionamos: Aqui no laboratório tem ar? Muitas crianças achavam que não. Para responder a essa questão, elas participaram  de uma experiência:  criamos uma pressão interna maior dentro da sala fechando as janelas e  cada uma puxou com o máximo de sua força, mas não conseguiu abrir a porta do laboratório. Depois dessa vivência,   conversamos sobre o motivo de ter sido tão difícil abrir a porta- a existência do ar.  Quando  abrimos as janelas, igualando a pressão, foi possível abrir a porta com tranquilidade e  a reação delas foi de muita surpresa.

 Já no segundo encontro, vivenciamos uma situação que envolvia a resistência do ar. Criamos um pára-quedas e o jogamos pelo solário até o parque da Educação Infantil. Elas perceberam que o plástico do para- quedas inflou com o ar que estava parado e criou uma resistência, fazendo o objeto cair mais lentamente.

 No terceiro encontro, observamos como a força do vento pode ser boa ou não.,O vento é o ar em movimento! No calor, podemos ter uma brisa gostosa para refrescar ou um ventinho para podermos empinar pipa… Mas, quando estes ventos ganham força, podem causar um estrago danado! As crianças assistiram a vídeos e ficaram bem impressionadas com a força do vento. Aproveitamos para simular um vento, utilizando um ventilador pequeno, que empurrou dois barquinhos dentro de uma raia que foi construída para este experimento. Depois, em equipes, os alunos empurraram o barco com a força do sopro de cada um.

 A nossa investigação sobre o ar está indo de vento em popa, mas ainda temos mais encontros para continuar essa pesquisa!