Os primeiros passos da escrita – Infantil 4

Escrever o próprio nome é uma conquista importante para o aluno que está em processo de alfabetização.

Na roda de organização de rotina, as crianças precisam escrever o próprio nome na lista de ajudante ou mesmo identificar os trabalhos realizados em sala. Assim, de maneira contextualizada, elas pensam e aprendem muito sobre como essa escrita funciona.

Frases como: “Olha, o nome da Luiza começa igual ao do Lucas!” ou “A Rafaela é igual do Rafael, mas termina diferente!” são comuns na sala de aula. Assim, começam a perceber a posição e a ordem dessas escritas e suas regularidades, além da quantidade e variedade de letras.  

Já é possível notar as conquistas diárias e a alegria das grandes descobertas: dedicação para escrever o nome nas atividades, empenho nos traços de cada letra e identificação dos nomes dos colegas nas outras plaquinhas são motivos para festa!

Para potencializar ainda mais esse momento, durante o semestre, planejamos muitas brincadeiras que envolvem o universo dos nomes: bingo, dança das cadeiras, cantigas, adivinha dos nomes, jogo da forca, jogo da memória, entre outras.

Confiram!