Projeto conviver: Hoje eu conto – Período Complementar EF

Os livros estão presentes em vários momentos na rotina dos alunos e no Período Complementar não é diferente!

O “Hoje eu conto” faz parte de uma proposta do Projeto Conviver, que tem por objetivo ampliar o repertório cultural, construir comportamentos de leitores e desenvolver competências socioemocionais, além, claro, do gosto pela literatura.

As crianças são convidadas a trazer de casa, ou da biblioteca da escola, livros para compartilhar com os colegas – uma vez por semana, leem e contam histórias.

Mediadas pela educadora, elas são orientadas a escolher, com antecedência, um livro que já conhecem e cuidar para que os colegas consigam escutar e ver as imagens conforme a leitura acontece. Organizam-se escolhendo o lugar onde contarão, promovendo uma sessão simultânea de leitura (assim como aquelas que são promovidas pelos professores periodicamente). As rodas se formam e olhares atentos acompanham a contação.

Deixar que leiam, ouçam, contem e organizem o espaço é uma maneira de ensinar às crianças a se colocar no lugar do outro, desenvolvendo a empatia, promovendo a escuta e a cooperação, além de ser uma proposta que busca estimular o desenvolvimento da leitura e do comportamento leitor.