Projeto Intervenção – Período Complementar – 2º ao 5º Ano/ EF

A turma do Período Complementar – 2º ao 5 Ano/EF teve o “Projeto Intervenção” como o primeiro projeto do ano! O conceito de intervenção artística/cultural/urbana foi o tema principal, trazendo novas formas de enxergar espaços coletivos e ressignificá-los, levando as pessoas à reflexão sobre diversos assuntos de cunho social.

Após conhecerem as obras de artistas como OAKOAK, Eduardo Srur, Alexandre Órion e alguns artistas internacionais, e o conceito desta proposta artística, os alunos colocaram em prática tudo o que aprenderam, escolheram as reflexões que queriam causar e, um local de acesso a todos da escola, para então colocar a mão na massa! Surgiram ótimas ideias neste percurso! E ainda tiveram o cuidado de construir intervenções diferentes. Utilizaram tecidos, papel machê, plástico de canudo e muita criatividade!

Confira os resultados:

SHHHH!!! – “O objetivo da nossa intervenção era que as crianças da escola fizessem silêncio nos corredores todas as vezes que passassem pelas salas de aula. Pegamos duas caixas de papelão grandes, enrolamos jornal e fita, até ficar ovalado. Fizemos papel machê por cima e depois pintamos com tinta guache.” (Matheus I. e Heitor P.)

OLHA O LIXO! – “O objetivo foi fazer com que as pessoas não esquecessem de jogar o lixo no lixo, principalmente os plásticos de canudos de sucos. Juntamos os plásticos na hora do lanche, pintamos com verniz vitral colorido, contamos o número de plásticos pintados, colamos em cartolinas e escrevemos ‘falas’ em balões desenhados.” (Rafael M. e Vitor B.)

PEN PINEAPPLE APPLE PEN – “Alegrar as pessoas foi nosso objetivo! Com a inspiração na música/meme Pen pineapple apple pen, fizemos uma intervenção para divertir os profissionais da escola. Fizemos abacaxis e maçãs de jornal, papel machê e tinta guache.” (Cesar Jun S. e Enzo Y. M.)

NHAMI, NHAMI! – “O Projeto Nhami, Nhami nasceu com o objetivo de evitar o desperdício de comida, ao máximo possível. Começamos fazendo as formas com jornal amassado, depois fizemos papel machê, em seguida fizemos a pintura e ficou lindo quando foi exposto!” (André M. V. e Vinícius A.)

PLANETA ÁGUA – “O nosso projeto foi feito para ajudar no desperdício de água, pois algumas pessoas gastam água à toa, brincando ou utilizando sem necessidade. Nós fizemos peixes mortos e outros tristes de papel machê para colocar nas torneiras do pátio e do atelier, além de dois mundos com pouca água.” (Ana Beatriz R. M., Helena H. e Heloísa G.)

OS LIVROS – “O nosso projeto serviu para orientar as pessoas a cuidar melhor dos livros. Então, fizemos um grande livro chamado Os cuidadores de livros e colamos na porta da biblioteca. Assim, cada um que entra na biblioteca se torna um cuidador de livros, como um personagem.” (Beatriz A., Lucas Jun C., Pedro D.)

ANIMAIS EM AÇÃO NO CORRIMÃO – “A nossa intervenção teve o objetivo de fazer com que as crianças menores colocassem a mão no corrimão para subir e descer as escadas com tecidos diferentes colados no corrimão e, para deixar mais divertido, fizemos alguns animais para acompanhá-las nesse caminho. Foi muito legal fazer este projeto, desenhar, pintar, colar e usar os tecidos!” (Gabriela B., Gabriela S., Mariana W., Mariana D., Thiago M., Rafaella V. e Maria Gabriela I.)

As intervenções dos alunos do Período Complementar – 2º ao 5º Ano/EF tiveram muito sucesso, pois alcançaram seus objetivos, causando impacto e reflexão nas pessoas, ressignificando os espaços de convívio da escola e trazendo novas atitudes aos nossos alunos!