(RE) ADAPTAÇÃO Competências para a vida!

As primeiras adaptações são importantes no desenvolvimento dos recursos internos para as inúmeras adaptações que terão na vida

Todo (re)começo pode mobilizar reações e sentimentos inusitados a partir do início de uma nova fase ou ciclo, processo de adaptação escolar, retorno de férias ou retorno de ausências, consiste no desenvolvimento:

• Socioemocional (habilidades como persistência, lidar com diferentes sentimentos, perseverança, flexibilidade)
  • Vínculo: autoconfiança e segurança
  • Competências e habilidades para além do espaço da escolar

10 Dicas para as famílias

1. Atenção a rotina (horário de sono, despertar, alimentação), ajuste antes do começo das aulas, ou retorno de férias ou de ausências maiores.
  2. Envolva seu filho na preparação, compra de mochila, garrafinha, uniforme. Antecipe tudo que vai acontecer, explique tudo.
  3. Encoraje, passe segurança, seja firme e não repreenda se seu filho(a) chorar ou não quiser entrar.
  4. Traga seu filho(a) andando e não no colo. Seja breve e objetivo na despedida.
  5. Respeitem o horário de entrada e saída, fale sempre a verdade e o que for combinado deve ser cumprido, evite sair escondido.
  6. A adaptação deve ser gradual, se necessário trazer objeto transicional ou de casa que traga segurança para a criança.
  7. Falem com carinho, respeito e segurança da Eduque.
  8. Ouça com atenção seu filho(a). Evite interrogatórios, crie diálogos, conte também de seu dia, dos seus desafios e conquistas.
  9. Evite falar da adaptação com a equipe da escola ou entre os pai/mães na frente de seu filho(a).
  10. Participe das atividades escolares, esteja próximo dos profissionais da Escola, tire suas dúvidas, seja parceiro e confie no processo!