Sequência de movimento: Vamos brincar de estátua? – Integral 2 e 3

Durante este semestre, em nossa sequência de movimentos, as crianças do Integral/ Intermediário 2 e 3 estão sendo convidadas a brincar de estátua. O objetivo desta proposta é ampliar a percepção das partes e movimentos do próprio corpo a partir da brincadeira.

O primeiro desafio foi descobrir como pode ser uma estátua e, a partir da fala das crianças, registramos em um cartaz uma lista de hipóteses: “A estátua não pode se mexer.”, “Ela não fala!”, “Ela tem que ficar quieta!”, “É de cimento!”

Nos primeiros encontros, elas já se divertiram muito com as propostas: “Vamos brincar de estátua? Vocês devem dançar e quando a música parar, todas as crianças devem se transformar em estátuas… lembrem-se: a estátua não pode se mexer!”. Sempre que a educadora dizia “estátua”, as crianças paravam por alguns segundos e voltavam a se mexer. O desafio de ficar imóvel é grande, mesmo que por pouco tempo! Dominar os movimentos e tentar mexer só uma parte do próprio corpo de cada vez serão as próximas etapas.

As crianças estão a cada dia mais envolvidas com essa sequência e muita brincadeira ainda está por vir…