Ser solidários – Gestos que mudam nossas vidas

Solidariedade indica o compromisso estabelecido entre as pessoas para a cooperação mútua e é nas pequenas atitudes do cotidiano que temos a oportunidade efetiva de exercê-la.    Na Eduque, desde pequenas as crianças têm a possibilidade de partilhar o que têm, sem esperar recompensas: olhar para o outro de forma respeitosa e integral, mobilizando a comunidade para o mundo que as rodeia, escutando, de fato, suas necessidades e tornando-se agentes transformadores.
Todos os anos, nossos alunos envolvem-se em campanhas de arrecadação, buscam por instituições, conhecem suas necessidades e planejam uma Campanha Solidária da Festa Junina.
Em 2015, os grupos do Infantil 5 assumiram essa campanha. Mobilizaram todos os alunos da escola para a arrecadação de produtos de higiene e limpeza para o Lar Vó Miriam e a ONG CACAU.
As crianças informaram aos colegas da escola a importância de colaborar e participar de uma causa tão significativa, empenhando-se na ação de comunicar seus propósitos: escreveram cartazes solicitando as doações, espalharam pelos corredores da escola e confeccionaram caixas para a arrecadação dos produtos.
A Campanha foi um grande sucesso e o envolvimento das crianças apareceu no resultado da arrecadação: 55 produtos de limpeza e 920 produtos de higiene.
Como ser solidário é muito mais do que arrecadar, os responsáveis pelas instituições vieram até a Eduque para receber a doação e essa foi a maior emoção dos nossos alunos. Foi possível ver no brilho dos olhos de cada um deles a satisfação em compartilhar e ajudar.
Aqui na Eduque, a educação vai além dos livros – por meio de diferentes ações, as crianças desenvolvem-se de maneira integral e se aproximam da possibilidade de serem sujeitos ativos na sociedade.