Capa 1

TAPETÃO! Um momento de integração do Período Complementar 2 e 3, 4 e 5

Os momentos de leitura de histórias são muito esperados pelas crianças, que costumam se preparar para eles com olhos e escuta atentos! Além disso, a importância do preparo e organização do espaço para usufruírem das propostas de leitura de maneira ainda mais prazerosa instigou a imaginação das crianças para a confecção de um Tapetão, feito coletivamente, como um elemento que carrega preferências e gostos do grupo do período complementar.

Para a construção do grande tapete, sua base foi composta por um tecido reutilizado e passamos por várias etapas: recorte, colagem, trabalho em equipe para amarrar o pompom, o conhecimento do fio de malha – que foi o material utilizado – as cores escolhidas e o seu formato. E assim, desenvolvemos com as crianças a ampliação da ideia “Faça você mesmo”, em que o aprender e o construir caminham juntos, tornando esta experiência mais significativa para o grupo.

Ao longo do nosso percurso, os alunos participaram ativamente dessa construção coletiva e, juntos, descobrimos outras possibilidades para o seu uso. O Tapetão não seria apenas utilizado durante as rodas de leitura, ele passou fazer parte de outros momentos, como vivências em diferentes espaços da escola, um cantinho especial para relaxar, brincar e conversar.

Confiram as fotos desta experiência Maker!