Visita dos 5ºanos  a exposição de Salvador Dalí no Instituto Tomie Otake

No dia 18 de novembro,os alunos do 5ºano do FI, estiveram no Instituto Tomie Otake para apreciar a exposição do pintor Salvador Dalí, atividade que fez parte do  projeto “Para comer com os olhos” desenvolvido nas aulas de Arte .

Após a apresentação realizada pelos monitores do Educativo do Instituto, momento em que os alunos puderam conhecer  um pouco mais de perto a obra da artista Tomie Otake e também sobre as atividades e projetos realizado neste Instituto, seguiram divididos em dois grupos para percorrer  as três  salas que compõem a exposição, com as obras do artista em ordem cronológica.

Preparados pelos monitores do Educativo os alunos foram instigados a “apurar o olhar, se alimentar” do que estavam vendo e sentindo e também a “olhar para fora,além do que os quadros simplesmente representavam”. Todos embarcaram envolvidos nessa aventura!

Ficaram impressionados com a riqueza dos detalhes, com as influências dos sonhos e do inconsciente e  do imaginário e também a influência das obras de outros grandes nomes da pintura como Picasso e Magritte, nas obras de Dalí.

Envolveram-se com muita atenção na observação das pinturas do pintor para a história de Alice no país das Maravilhas e também para as baseadas no filme Fausto. Da mesma forma chamou a atenção da turma o filme que o artista fez  em parceria com Walt Disney e seu sobrinho: O Destino.

No final da visita, tiveram a oportunidade de participar de uma oficina que permitiu a experiência de se vestirem e utilizarem objetos, para representar sentimentos e lembranças do que mais gostam no seu dia a dia. Em seguida caminharam até a parte de fora do Instituto, vestidos com suas representações  e  puderam sentir a reação do público que visitava o Instituto com o “diferente”, o “estranho”, em uma referência a obra do artista em sua época.

A visita foi muito apreciada pelos alunos, que ao voltar para a escola tinham muito o que contar do que foi observado.

Texto coletivo produzido pelos alunos dos 5ºanos A  e B.